O conjunto de elementos (crenças, valores e normas) que influenciam o clima de uma empresa, trata-se da cultura empresarial. Fundamental para organizações por guiar e alinhar os comportamentos dos funcionários no trabalho.
Cada vez mais, os profissionais estão buscando oportunidades de emprego em empresas nas quais tenham identificação com a missão, valores e propósitos do negócio. A cultura organizacional se tornou um dos critérios de avaliação dos melhores talentos do mercado de trabalho.
Para utilizá-la como um diferencial competitivo, é preciso entender o que é e como funciona, identificar os tipos presentes na empresa e promover mudanças para fortalecê-la.
Oferecer uma boa remuneração e benefícios para os colaboradores não é suficiente para que muitos profissionais se mantenham em uma companhia ou escolham trabalhar para ela. Os funcionários querem ter a sensação de pertencimento e ainda mais, de enxergarem que seus objetivos convergem com os da instituição.
Pelo olhar do empreendedor, na prática, começa a sentir dores relacionadas à cultura organizacional quando a empresa cresce em velocidade alta. É natural que, enquanto o crescimento é acelerado, as preocupações com as vendas, entregas e finanças, por exemplo, se sobrepõem à conservação da cultura. A necessidade de contratação é alta e muitas vezes não há tempo para um treinamento oficial, com onboarding e imersão dos novos funcionários.
Além disso, uma cultura organizacional forte também resulta em menores taxas de turnover, maior sucesso na atração de talentos, aumento da produtividade, queda do índice de absenteísmo e outros benefícios na gestão de pessoas.