A percepção e olhar do colaborador sobre a empresa é algo que conquista cada vez mais espaço no mundo corporativo. Portanto, entender comportamentos e quantificá-los faz parte do processo necessário para o planejamento das organizações.
Basicamente, o objetivo na coleta e análise de dados é melhorar processos dentro das empresas, atrair e reter talentos. Contudo, pesquisas apontam que muitas organizações não os adotam por falta de uma cultura orientada a dados e pela dificuldade de integrar sistemas de coletas de dados, apontada como causa para o não crescimento dos recursos que facilitariam a utilização.
Há uma crescente no trabalho de coleta e análise de dados na gestão de pessoas. Entre os benefícios, proporciona melhor interatividade entre os núcleos das organizações, o desejado clima organizacional e, também, o crescimento sólido.
Além da gestão estratégica de pessoas, é necessário entender como ocorrem as aprendizagens dentro das organizações. O processo visa estabelecer relações na gestão de pessoas com a gestão de competências e cultura organizacional procurando entender de que maneira as pessoas aprendem dentro de cada organização.
Segundo pesquisas, cerca de 80% do que aprendemos em nosso ambiente de trabalho se dá de maneira informal. Isso ocorre, por exemplo, por meio dos exemplos dos líderes, colegas, do aprendizado prático (com os erros) e, em especial, pela troca e acúmulo de experiências.
A compreensão do que mostram os dados, se o processo for bem executado, pode revelar informações que até então passavam despercebidas pelos gestores.
Ao conseguir consolidar uma cultura corporativa baseada em dados, empresas acabam por obter bons resultados nas mais diferentes frentes.