Na comunicação a técnica é utilizada para convencer o outro sobre um assunto ou ideia. No ambiente de trabalho, ser persuasivo pode render bons frutos ao expor suas ideias, assim contribuindo para o crescimento da carreira.
A maioria das pessoas com alguma experiência de vida tende a imediatamente levantar barreiras defensivas quando alguém tenta lhes vender algo. Para ser capaz de persuadir, você precisa superar isso. É fundamental demonstrar claramente que você não está pensando apenas em seus próprios interesses e começar a construir confiança.
Por trás de todo grande líder, de todo profissional bem sucedido ou de um discurso inspirador, existe uma característica fundamental: o poder de persuasão.
A persuasão não é um dom divino, exclusivo de poucos seres humanos. Ela pode – e deve – ser desenvolvida e aprimorada por qualquer um.
Dominar a arte de persuadir significa ampliar possibilidades, abrir caminhos para o desenvolvimento pessoal e profissional, em qualquer área.
Essa é uma técnica para convencer e influenciar outras pessoas usando recursos lógicos e racionais, o que faz com que elas concordem ou mudem de ideia diante de determinada situação.
4 dicas para ser persuasivo no trabalho:
- Confiança: empresas buscam profissionais que saibam o que estão fazendo e que acreditem no seu trabalho e no time.
- Objetividade: treinar a capacidade de selecionar prioridades e filtrar fatos e dados.
- Controle emocional: não perca a cabeça em uma discussão. Controle seu humor no ambiente de trabalho.
- Empatia: empatia é se colocar no lugar do outro e esse é um ponto fundamental na persuasão.